Nov 22, 2024

Ato em frente à Refap nesta terça-feira (26)!

Categoria: Noticias
Acessos: 674 times

O Sindipetro-RS convoca a categoria petroleira a participar nesta terça-feira, 26 de julho, do Dia Nacional de Luta. O ato será realizado em frente à Refap, às 7h45min, quando debateremos a situação da empresa e as pendências do Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2017 e deliberaremos sobre os atos de apoio a greve dos trabalhadores dos campos maduros. Neste dia a FUP estará em reunião com a empresa cobrando o cumprimento total do ACT.

Desmonte

Com a falsa justificativa de que a venda de ativos é a “solução” para “salvar” a companhia, o novo presidente da Petrobrás, Pedro Parente, vem acelerando o processo de desmonte da empresa. No dia 14 de julho, em matéria com declarações do dirigente, a Agência Estado informou que a Petrobrás pretende “paralisar a produção de 25 plataformas, por até um ano, enquanto negocia a venda das áreas para a iniciativa privada”.

Em março, fruto da ação dos representantes de acionistas privados encastelados em postos-chave da própria Petrobrás, a Direção da companhia já havia anunciado a abertura da temporada de desmanche. Para saciar o apetite privatista, foi oferecida a cessão de direitos relativos a 104 concessões terrestres, sendo 98 áreas de produção e seis blocos exploratórios localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

Sob a gestão da Petrobrás, esses campos recebem investimentos regulares que buscam manter a produção, gerando empregos e serviços capazes de dinamizar as economias locais. Nas mãos da iniciativa privada, o volume geral de investimentos diminuirá, e a lógica do lucro máximo levará à redução de custos. A combinação impactará os níveis de produção, rebaixando o pagamento de royalties, e deverá provocar a eliminação de empregos, precarizando a atividade com o aviltamento de salários e o rebaixamento de direitos.

Nossa tarefa é a mobilização! Todos e todas lá!


Facebook