Fique atento as datas para solicitar a Devolução do Imposto de Sindical. Os pedidos encaminhados até o dia 12 de agosto, o depósito será no dia 19 do mesmo mês. Quem encaminhar até a data limite, 02 de setembro, receberá dia 09 de setembro. Os associados da ativa devem solicitar a devolução encaminhando um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o nome completo, CPF, dados bancários para depósito e cópia do contracheque constando o desconto.
A devolução do Imposto Sindical consolida uma prática e um compromisso assumido por esta gestão, que tomou diversas iniciativas para que isto fosse possível, assim como foi feito em 2013 e 2014.
O imposto sindical, recolhido uma vez por ano conforme prevê o artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), equivale ao valor referente a um dia de trabalho. Do valor total, 60% é destinado para sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações, 10% para as centrais sindicais e 10% para a "Conta Especial Emprego e Salário".
Contribuição Voluntária
O Sindipetro-RS, e os demais sindicatos cutistas, é contra essa cobrança, por entender que ela da margem para a criação de sindicatos de "garagem" ou sindicatos pelegos, e que de fato não representam a luta de suas categorias. Entretanto, o Sindipetro-RS há 52 anos luta pela categoria petroleira, honrando uma longa história de resistência e conquistas. Por isso, aqueles que optarem por não pedir a devolução, estarão contribuindo voluntariamente para os gastos de interesse da categoria, especialmente aqueles utilizados na defesa da Petrobrás, do Pré-Sal e dos direitos da classe trabalhadora, que os entreguistas e o governo golpista estão querendo nos arrancar. Categoria unida e sindicato forte podem barrar essa ameaça. Fortaleça a nossa luta!