Para discutir as pautas e lutas dos trabalhadores da Transpetro, a FUP realizará o II Seminário dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Transpetro nos dias 5, 6 e 7 de agosto, na cidade de Salvador, Bahia. A atividade faz parte do calendário de lutas, aprovado pelos petroleiros nesta VI PlenaFUP.
De caráter formativo, organizador e mobilizador, o Seminário contará com um espaço para que cada regional e/ou Sindipetro socialize suas avaliações a respeito da greve de 2015. Haverá exposições, seguidas de debate, que tratarão da resistência à privatização da empresa dentro dos marcos jurídicos, bem como, da luta pela viabilidade legal da incorporação à Petrobrás. Outra exposição que deve acontecer tratará da relevância da Transpetro no custo logístico da Petrobrás, trazendo, em valores e volumes, números que fundamentem nossas defesas por um Sistema Petrobrás cada vez mais robusto e integrado.
Além disso, durante o Seminário também ocorrerá um Ato junto à força de trabalho no TEMADRE, mesa de conjuntura focando a situação da Transpetro, e a construção coletiva de uma Carta Compromisso dos participantes do Seminário.
O I Seminário Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Transpetro aconteceu em 2015, na cidade de Macaé, no RJ.
Programação:
Dia 05 (sexta-feira)
1.1 – Ato: Participação da comissão organizadora do Seminário em ato no início da manhã em Salvador (na Petrobrás).
1.2 – 15h: Ato no TEMADRE: Envolvendo todos participantes do Seminário. Falações em caminhão de som e panfletagem.
1.3 – 18h: Mesa Abertura do Seminário
Breve apresentação da programação do Seminário; Mesa de Análise de conjuntura e posterior debate. Participações confirmadas: Zé Maria e Dayvid Bacelar.
Dia 06 (sábado)
1.4 - 8h30min: Relatos de cada Sindipetro sobre avaliação da greve de 2015 (10min por base/Sindipetro).
1.5 – 10h30min: Intervalo.
1.6 - 12h: almoço.
1.7 -13h30min: Mesa sobre a importância da Transpetro no custo logístico da Petrobrás (DIEESE); debate; Participação do Cloviomar
1.8 - 15h30min: Intervalo para café;
1.9 -16h: Mesa sobre questões jurídicas relativas à Transpetro (legalidade da venda da Transpetro – sugestões jurídicas para barrar a privatização - luta legal pela incorporação da Transpetro pela Petrobrás); debate; Participação confirmada do advogado. Mathius Sávio Lobato.
1.10 – 19h: Jantar/atividade de confraternização.
Dia 07 (domigo)
1.11 - 8h30min: Dinâmica de Construção da Carta Compromisso: levantar ações/práticas/campanhas vislumbrando a construção dos próximos enfrentamentos da categoria.
Divisão do plenário em grupos menores; discussão e apontamento de propostas para a Carta Compromisso.
1.12 – 10h: breve apresentação das discussões dos grupos (5min cada apresentação);
1.13 - 10h30min: intervalo para o café
1.14 - 11h: apresentação de sugestão de redação para Carta Compromisso; possíveis melhorias e aprovação da Carta/encerramento.
1.15 - 12h: almoço e retorno das delegações.