Mais de 10 mil pessoas participaram na tarde deste domingo (13) do ato promovido pela Frente Brasil Popular do RS no Parque da Redenção, em Porto Alegre, em defesa da democracia, dos direitos e contra o golpe. A atividade, que iniciou antes do meio-dia com o já tradicional “coxinhaço” e se estendeu até as 18h, reuniu dirigentes da CUT-RS e da CTB-RS, movimentos sociais, lideranças e deputados do PT e do PCdoB, prefeitos, vereadores, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, e os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro.
Ao final, foi realizada uma assembleia popular, onde os participantes aprovaram três propostas: a continuidade da luta em defesa da democracia e contra o golpe; a defesa dos direitos sociais e não ao retrocesso; e uma vigília permanente com acampamento na Praça da Matriz, em Porto Alegre, e nas câmaras municipais em caso de prisão do ex-presidente Lula.
Coxinhaço
Foram assadas centenas de coxinhas de frango – vendidas a R$ 2 e distribuídas de graça para moradores de rua -, ironizando os “coxinhas”, os apoiadores dos golpistas do impeachment da presidenta Dilma, que estavam realizando paralelamente uma manifestação no Parque Moinhos de Vento, situado em um dos bairros nobres da capital gaúcha. “Lugar de coxinha é na churrasqueira”, atacou a vereadora Jussara Cony (PCdoB).
Impeachment é golpe
Nos diversos pronunciamentos, houve unanimidade em denunciar o golpe que está sendo armado pela direita, com apoio da mídia golpista, para desconstituir um governo eleito legitimamente por 54 milhões de brasileiros e brasileiras e por fim a um projeto que levou negros e filhos dos trabalhadores para as universidades, oportunizou casa própria a milhões de brasileiros e assegurou importantes avanços sociais.
As lideranças cobraram da presidente Dilma que reoriente o governo para dar continuidade ao projeto que transformou o Brasil, que faça as mudanças estruturais historicamente defendidas pelo PT e demais partidos de esquerda e que conduza a economia para a retomada do crescimento com desenvolvimento, gerando emprego e renda.