A partir dessa segunda-feira, 26, o Sindipetro-RS vai retomar as reuniões com a categoria para esclarecer a Campanha Reivindicatória 2015. O objetivo deste encontro é esclarecer e atualizar as informações das tratativas que ocorreram nas últimas semanas e preparar a categoria para os próximos passos que devem ser dado em relação ao cenário. O primeiro encontro ocorrerá às 23h45min de hoje, na Refap.
O diálogo sindical está marcado para os seguintes dias:
REFAP: 26/10 (segunda-feira) – às 23h45min
REFAP: 27/10 (terça-feira) - às 07h45min, 15h45min e 23h45min
TENIT: 28/10 (quarta-feira) - 07h30min
TEDUT: 29/10 (quarta-feira) - 07h30min
REFAP: 30/10 (sexta-feira) – às 15h45min.
Diretoria da Petrobrás segue com a tentativa de desmonte da Empresa
Além do plano de Negócios, que representa um verdadeiro desmonte da Empresa, a Diretoria segue tentando fatiar e lotear pedaços da Petrobrás. Apesar da desistência, momentânea, do processo de registro de companhia aberta e de registro da oferta pública de ações da sua subsidiária integral Petrobras Distribuidora (BR), dá continuidade na venda, para a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda., de 49% da Petrobrás Gás S.A. (Gaspetro).
Mesmo com as suspeitas de beneficiamento, pairando sobre as ações do ex-presidente do Conselho de Administração, Murilo Ferreira, que é presidente da Cia. Vale e que tem participações da Mitsui, a Diretoria e o Conselho de Administração mantiveram a decisão. Nos perguntamos, será que não há nenhuma influência do ex-conselheiro?
Nesse contexto a FUP e seus Sindicatos expressaram à Diretoria da Petrobrás, a defesa da nossa Pauta pelo Brasil, resumindo:
“Os trabalhadores e as trabalhadoras do sistema Petrobrás, pertencentes à base sindical da Federação Única dos Petroleiros, sempre buscaram, em sua trajetória, influenciar os rumos estratégicos desse setor, particularmente sobre seus planos de investimentos e de sua gestão. Essa disputa permanece em nossa agenda, tendo a valorização do trabalho e o desenvolvimento brasileiro, como seus maiores valores orientadores.
Somos convictos de que a luta sindical não deve tratar apenas das justas e necessárias questões reivindicativas laborais. Vamos além. Foi assim desde o surgimento da Petrobrás, de seus primeiros passos, de suas ameaças e, sobretudo, no auge das políticas neoliberais das décadas 1990-2000. Essa experiência nos credenciou perante a sociedade e, juntamente com outros segmentos, agimos como guardiões na defesa desse patrimônio nacional...
...Por essas razões, intensificamos novos esforços na direção de não permitir que estratégias antinacionais prevaleçam na condução do sistema petrolífero. Nessa perspectiva, apresentamos as linhas estruturantes para um novo Plano de Negócios, orientado para fortalecer a Petrobrás e, com essa condição, cumprir seus objetivos perante seus trabalhadores e o povo brasileiro.”
Esta é apenas uma parte do documento, que foi entregue na última sexta-feira, 23 de outubro, onde a FUP e seus Sindicatos apresentam argumentações e mais, abrindo o processo negocial, apresentaremos propostas de atuação, com o objetivo de implementar a maioria dos pontos da nossa pauta.
Em nosso Diálogo Sindical, aproveitaremos para trabalhar um pouco a preparação e qualificação da greve, que a empresa está provocando.
Compareçam!