Nov 26, 2024

Assédio Moral na REFAP. Basta!

Categoria: Noticias
Acessos: 478 times

Na semana passada, O Sindipetro-RS esteve reunido com a gerência da REFAP cobrando uma atitude imediata para os casos de assédio moral que vem acontecendo dentro da Refinaria. A nossa cobrança foi taxativa, pois a empresa é diretamente responsável por este tipo de acontecimento, principalmente quando tem o conhecimento do que está ocorrendo e não toma atitude contra o assediador. E este procedimento deve ser rápido, pois a saúde do trabalhador não pode esperar.

As denúncias que chegam até o Sindicato são de extrema importância. No site do Sindipetro o trabalhador pode utilizar o espaço Denuncie”, onde é possível relatar os problemas e situações que ocorreram nas áreas, e se desejar, de forma sigilosa. O compromisso do Sindicato é de apurar todas as questões denunciadas e buscar os devidos encaminhamentos.

MPT

Os dados do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) apontam que, neste ano 365 denúncias de assédio moral estão sendo apuradas pelo órgão. Em relação ao ano de 2014, o aumento foi de 25% nas denúncias sobre o tema. O assédio moral está ligado a práticas de discriminação e pode ter como objetivo a desistência, por parte do empregado, da permanência no emprego (o que geralmente orienta o assédio moral individual), ou o engajamento do trabalhador às metas da empresa, por meio de pressão e estresse (que é a gênese do assédio moral organizacional). Em ambas as esferas do assédio moral, os objetivos são buscados por meio de condutas prolongadas, repetitivas ou sistemáticas, que visam desestabilizar a pessoa, seja através da humilhação e do constrangimento, seja através do estresse reiterado, podendo ser uma prática do chefe contra os subordinados (assédio moral vertical descendente), de um grupo de colegas de trabalho no mesmo plano hierárquico (assédio moral horizontal), e ainda, de um grupo de subordinados contra o chefe (embora menos comum, essa situação também é possível, e se identifica como assédio moral vertical ascendente).O assédio afeta a saúde física e mental do trabalhador e a qualidade do meio ambiente de trabalho.

 Se você está sofrendo assédio moral, denuncie ao SINDIPETRO-RS.

 Assista abaixo o documentário produzido pelo MPT sobre o tema.

 https://www.youtube.com/watch?v=ZKGzTjljGgM

 


Facebook