Nov 26, 2024

Frente Brasil Popular prepara lançamento no RS com ato em defesa da democracia e da Petrobrás

Categoria: Noticias
Acessos: 364 times

Em atividade de mobilização da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), realizada no início da noite desta terça-feira (29), no plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, foi debatido o pré-lançamento da Frente Brasil Popular no RS e realização no próximo sábado, dia 3 de outubro, aniversário da Petrobras, do ato em defesa da democracia, de uma nova política econômica e dos direitos do povo brasileiro sobre o petróleo. A manifestação terá início às 10h com uma concentração no Largo Glênio Peres, seguida de caminhada até a torre simbólica da Petrobrás, na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre.

O plenarinho ficou completamente lotado, com a participação de 52 dirigentes sindicais de 12 categorias de trabalhadores representadas pela CUT, lideranças da CTB e movimentos sociais como MST, Via Campesina e Movimento de Luta pela Moradia e representantes de entidades estudantis como a União Nacional de Estudantes (UNE).

Também participarem dirigentes, vereadores e deputados estaduais de dois partidos políticos, PT e PC do B, bem como algumas personalidades como o ex-governador Olívio Dutra e cantor Bagre Fagundes. O deputado estadual Gabriel Souza (PMDB) também compareceu e se manifestou em defesa da democracia e contra os golpistas.

“O ato foi mais um passo importante na construção da Frente Brasil Popular no RS. Aprofundamos o debate acerca da conjuntura e ficou claro que é preciso ampliar o movimento em defesa da democracia e por mudanças na política econômica”, avalia o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Agora precisamos fazer um grande ato no próximo sábado, aniversário da Petrobrás, quando realizaremos a primeira mobilização nacional, avançando o processo de construção e fortalecendo a luta em defesa dos direitos do povo brasileiro sobre o petróleo e pré-sal”, destaca Claudir. “A nossa presença nas ruas, com as nossas cores e nossas bandeiras, junto com a do Brasil, é fundamental para demonstrar para a sociedade que estamos disputando um projeto e que queremos aprofundar as mudanças, sem retrocessos”.

Leia a íntegra da reportagem de Marco Weissheimer no portal Sul21:

Frente Brasil Popular prepara lançamento no RS com ato em defesa da democracia e da Petrobras

O ato de pré-lançamento da Frente Brasil Popular no Rio Grande do Sul, realizado no final da tarde desta terça-feira (29), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, reuniu 52 dirigentes sindicais de 12 categorias de trabalhadores, lideranças de movimentos sociais como MST, Via Campesina e Movimento de Luta pela Moradia, representantes de entidades estudantis como a União Nacional de Estudantes (UNE) e de dois partidos políticos, PT e PC do B.

O ato teve ainda uma participação especial do deputado estadual Gabriel Souza (PMDB) que, reconhecendo as diferenças políticas em nível estadual, manifestou apoio à luta contra os movimentos golpistas que ameaçam “o governo da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer”. O evento lotou o Plenarinho da Assembleia, numa demonstração de força das entidades que estão empenhadas na organização da Frente Brasil Popular no Estado.

O sindicalista Milton Viário, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, destacou que mais de cem entidades estão envolvidas no esforço de construção da Frente Brasil Popular em nível nacional. “Pela primeira vez, no período mais recente da história do país, estamos desafiados a construir uma frente desta natureza. Essa é uma necessidade ditada pela conjuntura de acirramento da disputa política no país, com o avanço das pautas conservadores e do projeto neoliberal que nós derrotamos em 2002, que ameaçam o projeto democrático brasileiro”, disse Viário.

 


Facebook