Nov 27, 2024

O Sindipetro-RS está no Outubro Rosa

Categoria: Noticias
Acessos: 470 times

Nosso site aderiu às cores desse Movimento

 

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e busca conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção desta doença.

Em qualquer lugar, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.  A cor simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo assim os riscos que aparecem nesta faixa etária. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Outros sinais de câncer de mama incluem inchaço em parte do seio, irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja, dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro), vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama, saída de secreção, caroço nas axilas.

 O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Mas não dispensa a necessidade de fazer o autoexame todos os meses, pois também ajuda a encontrar caroços ou alterações. O autoexame deve ser feito, de preferência, de sete a dez dias depois do inicio do ciclo menstrual. Mulheres que já estão na menopausa podem fazê-lo no mesmo dia, uma vez por mês.

Companheiras petroleiras e pensionistas, não deixem de fazer o autoexame. Utilize o convênio da  AMS e procure seu médico. A sua vida, literalmente, pode estar em suas mãos.

 

 


Facebook