Fundacentro debate ações contra o benzeno e outros cancerígenos

O Sindipetro-RS participa, dia 03/10, do encontro “Benzeno e cancerígenos: avançar na proteção da saúde dos trabalhadores”, que será realizado pela Fundacentro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição. O encontro reunirá centrais sindicais, instituições de pesquisa e órgãos de governo para apertar o cerco à exposição ocupacional ao benzeno e a outros agentes reconhecidamente cancerígenos.
Entre os convidados, além de pesquisadores/as e gestores públicos, estarão o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, e o diretor do Sindipetro-RS, Anderson Medeiros — que participa da mesa da tarde dedicada aos desafios das políticas públicas de proteção, levando a realidade das refinarias, terminais e plataformas para os participantes. A presença das representações petroleiras reforça a posição histórica da categoria: trabalho sem adoecimento e com responsabilidade das empresas; manutenção do VRT como referência de monitoramento; vigilância ativa, transparência e notificação dos casos para garantir proteção previdenciária e reduzir riscos.

DESTAQUE PARA O 5 DE OUTUBRO – No PDO, falando sobre o encontro, o dirigente destacou a importância da mobilização permanente diante do processo de revisão da legislação sobre o benzeno, que traz o risco de um grave retrocesso na proteção à saúde dos trabalhadores. Ele lembrou que todas as categorias estão envolvidas nessa luta e reforçou a simbologia do 5 de outubro, Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, data que homenageia o petroleiro Kappra, vítima de benzenismo. A mesa que terá a participação dos petroleiros será a partir das 13h30, tendo como tema “Desafios à implementação de políticas públicas efetivas na proteção da saúde dos trabalhadores expostos a benzeno e demais agentes cancerígenos”.

Além do dirigente petroleiro, participam também nesta mesa representantes da CNQ/CUT, Sindipolo-RS, Sindiágua-RS e centrais sindicais, entre outros. Após os debates será aberto espaço para perguntas e questionamentos. O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal da Fundacentro no YouTube (manhã e tarde) e as inscrições podem ser feitas de forma online até o dia 03/10 às 7h ou até esgotar as vagas. Haverá certificação para o público presencial mediante assinatura da lista.