Sindipetro-RS participa de mediação no TRT e categoria aprova substituição do efetivo durante o processo de greve

No último sábado, 20 de dezembro de 2025, o Sindipetro-RS participou de uma audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) com a gestão da Refap. A mediação ocorreu após uma denúncia individual, que acabou impactando uma mobilização de caráter coletivo.

Diante do cenário de judicialização e da possibilidade de decisões desfavoráveis à categoria, o Sindicato buscou o TRT como forma de preservar a organização da greve, garantir a segurança operacional e manter espaço para o avanço da negociação coletiva.

Como resultado da mediação, foi apresentada uma proposta de rendição controlada, intermediada pelo Tribunal, que estabelece a composição do efetivo com participação do Sindicato e da empresa, garantindo à categoria o controle do movimento grevista e do seu ritmo, sem comprometer o abastecimento à população.

A proposta foi levada à Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (22), no CEPE. Após amplo debate, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram, em regime de votação, o acordo de substituição do efetivo durante a greve.

Com a aprovação, a primeira rendição ocorre hoje, às 19h, e os representantes de cada setor já organizaram os trabalhadores para os próximos três turnos.

Orientação importante
Todos os trabalhadores e trabalhadoras devem se apresentar na barraca da greve, em frente à Refap, antes de entrar na unidade, para receber as instruções e orientações necessárias.

O Sindipetro-RS reafirma que a greve segue legítima e organizada, com o compromisso de defender os direitos da categoria, avançar na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho e preservar a segurança dos trabalhadores e da população.