Sindipetro-RS participa de reunião no Palácio do Planalto e cobra retomada das negociações para atender atingidos pelas enchentes no RS

O Sindipetro-RS participou, na manhã desta sexta-feira (28), de uma reunião na Secretaria da Presidência da República, no Palácio do Planalto, em Brasília. O diretor de Aposentados do Sindicato, Antônio Cadore, esteve presente ao lado do coordenador nacional do MAB, Leonardo Maggi, e de outros representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens. O grupo solicitou a reabertura e aceleração das negociações entre diferentes secretarias do governo federal para garantir o atendimento às famílias impactadas pela enchente histórica de maio de 2024 no Rio Grande do Sul.

Durante cerca de uma hora de diálogo, o secretário-executivo da Presidência da República, Josué Rocha, afirmou que o governo retomará ainda em dezembro as tratativas, com prioridade para moradia e alimentação das famílias atingidas. O secretário reforçou a importância da articulação entre governo federal, movimentos sociais e entidades representativas, destacando, inclusive, sua admiração pelo Sindipetro-RS e pela atuação do Sindicato na defesa dos direitos da população afetada. Também participou da reunião a diretora de Articulação de Políticas Públicas, Heiza Aguiar.

A enchente de maio de 2024 foi um dos maiores desastres climáticos da história do Rio Grande do Sul, atingindo mais de 90% dos municípios do estado, destruindo infraestrutura, interrompendo serviços essenciais e deslocando centenas de milhares de pessoas. Muitas famílias seguem em situação de vulnerabilidade, sem condições de retorno às suas casas ou com perda total de seus bens. A retomada das negociações é fundamental para garantir reparação, segurança e condições dignas de reconstrução.