A chapa Unidade Petroleira, apoiada pela FUP, conquistou a vitória na eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal do Sindipetro-RS, que aconteceu de forma totalmente virtual entre os dias 14 e 18 de abril. A apuração dos votos foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da entidade, garantindo transparência e participação de todos. A posse está marcada para o dia 1º de junho. No total, foram 697 votos na chapa 1 -Unidade Petroleira, 18 votos em branco e 14 nulos. A nova diretoria chega com 30% de renovação em sua formação.
Um marco histórico dessa eleição é que, pela primeira vez, o sindicato terá sete mulheres na sua diretoria, o que representa 27%, simbolizando a quebra de barreiras e a ampliação da presença feminina na luta sindical. Além disso, pela segunda vez consecutiva, o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras será presidido por uma mulher, algo inédito em todos os Sindipetros do Brasil. A presidenta reeleita, Miriam Cabreira, já liderou a entidade na gestão 2022/2025.
Miriam atua na Petrobrás desde 2007, como Técnica de Operação do Craqueamento na REFAP. Ela também faz parte da diretoria da FUP desde 2017 e, desde 2023, é diretora titular de SMS, destacando-se mundialmente na pauta da transição energética justa e com a inclusão dos trabalhadores. Aos 40 anos, ela será a 15ª presidenta da entidade. Residente do bairro Mathias Velho, em Canoas, Miriam é esposa, mãe de uma menina e uma das milhares de gaúchas que perderam tudo na pior enchente do estado. Mesmo diante das dificuldades e desalojada, ela não deixou de lado sua luta sindical e humanitária.
“Os últimos anos não têm sido fáceis. Enfrentamos muitos desafios diários. A peleia é longa, mas não fugimos dela. Estar à frente de um Sindicato tão importante para o movimento político e social do Brasil é uma grande responsabilidade, que exige força, coragem e dedicação para enfrentar os obstáculos que surgem. Nosso compromisso é continuar a luta pelo fortalecimento do Sistema Petrobrás no Rio Grande do Sul, com mais investimentos e diversificação, inclusive na transição energética justa, avanços nos direitos dos trabalhadores próprios e terceirizados, aumento do efetivo, além da luta contra o PED assassino. Em nome da chapa Unidade Petroleira, quero agradecer a todos e todas que participaram dessa eleição e que acreditam na força do voto para fortalecer nossa Instituição e nossa representatividade junto à empresa”, afirmou Miriam Cabreira.