Nov 29, 2024

Estamos fazendo um chamado especial a todas as petroleiras!Lugar de mulher é na luta!

Categoria: Noticias
Acessos: 424 times

de Março - Dia Internacional da Mulher

12 de março - Dia de lutar em defesa da Petrobrás!

 

Estamos fazendo um chamado especial a todas as petroleiras!Lugar de mulher é na luta!

 

 

O 08 de Março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER é uma data importante não só para homenagear as mulheres, mas também porque se constitui num momento de reflexão. Há cerca de 100 anos, as mulheres deram início a uma intensa luta por mais espaço na sociedade. Pelo direito do voto, direitos trabalhistas, de expressar suas ideias, suas vontades e seus desejos, por respeito e por sua valorização como indivíduo.

A data marca esta caminhada. Porém, apesar do tempo e dos importantes avanços já conquistados, a superação de milhares de valores “morais” que fizeram parte desta trajetória, ainda atormentam as mulheres. Elas ainda são obrigadas a lutar para superar o machismo, a desigualdade e a violência. Ganham menos que os homens para os mesmos cargos e dificilmente chegam a postos de mando. Na política, apesar de fazer 83 anos que têm direito ao voto, elas ainda são minoria nos cargos eletivos. São obrigadas a lutar cotidianamente por políticas de gênero nas áreas da saúde e de maior inclusão das mulheres nos espaços de debates e de decisões.  

Assim, o Dia Internacional da Mulher, busca relembrar como as mulheres começaram a soltar as amarras e a se impor na sociedade, acima de tudo, como pessoas, indivíduos com vontade própria que exigem respeito à sua autonomia. Da participação das mulheres na resistência à tomada czarista na Rússia (levando a revolução de 1917) à resistência das funcionárias de uma fábrica têxtil nos Estados Unidos, onde morreram queimadas 129 operárias, fica evidente o seu protagonismo na história e como a luta fez e ainda faz diferença para que as necessárias mudanças sociais e culturais aconteçam.

As mulheres petroleiras têm sabido fazer essa luta. Foram muitas as conquistas que hoje são direitos das trabalhadoras. Na Refap, em 2014, após muitas reivindicações, foi implementada a sala de apoio à amamentação, além do Acordo Coletivo de Trabalho, que trouxe importantes benefícios as petroleiras.  

Temos ainda um longo caminho a percorrer até alcançarmos a igualdade de direitos e autonomia sobre nossos corpos e nossa vida. Uma caminhada que inclui a defesa da democracia e fortalecimento do estado de direito como princípio para chegarmos a esta igualdade de oportunidades. Por isso, estamos chamando toda as petroleiras para, no dia 12 de março, somar às suas pautas, a luta pela defesa da Petrobrás, do Brasil e da Reforma Política. Vamos exigir:

- A defesa da Petrobrás como uma empresa pública a serviço da Nação brasileira e o respeito as petroleiras e petroleiros;

- a reforma política com participação popular, necessária para ampliar a diversidade na esfera política;

- fortalecimento da democracia.

Dia 12 de março, vamos marcar nossa presença nesta luta. TODAS LÁ!

 

 


Facebook